A Lubrificação está presente em todos os processos de produção. Constatam-se muitas vezes deficiências ou má utilização dos lubrificantes, levando a paragens de produção e gastos elevados em reparações.
Consumos energéticos superiores ao normal, desgastes prematuros, fugas e corrosão, são alguns dos prejuízos que, somados, prejudicam o desempenho global de qualquer Empresa.
Com a realização deste curso, pretende-se a melhoria da eficiência da lubrificação nas Empresas, uma vez que se trabalharão os conhecimentos que permitirão aos participantes conhecerem as propriedades dos óleos e massas lubrificantes, a função dos aditivos, estabelecer um plano de lubrificação bem-sucedido, efetuar uma correta seleção, aplicação, análise dos lubrificantes em serviço, inspeção e gestão dos sistemas de lubrificação.
No final desta ação os formandos deverão ser capazes de:
– Conhecer os vários tipos de óleos e massas lubrificantes e como devem ser utilizadas;
– Estabelecer e monitorizar um plano de lubrificação de modo a minimizar os seus custos;
– Identificar o estado de conformidade de um óleo;
– Aplicar as boas práticas de armazenagem e de uso de modo a reduzir impactes ambientais;
Responsáveis de Departamentos de Manutenção, Produção, Oficinas Mecânicas, Diretores Técnicos, Gestores de Operações, Técnicos de Manutenção Preventiva, Lubrificadores.
Responsáveis pelas áreas de Engenharia de empresas em todos os sectores Industriais e automóvel, bem como empresas prestadoras de serviços de manutenção de equipamentos (compressores de ar, sistemas de frio, sistemas hidráulicos, caixas de engrenagens, entre outros).
1. Teoria e fundamentos da lubrificação
2. Tipos e propriedades dos lubrificantes. Óleos e massas lubrificantes
3. Seleção dos lubrificantes
4. Métodos de aplicação de lubrificantes
5. Aditivos e sua função
6. Manuseio e armazenamento de lubrificantes
7. Vigilância e análise de óleo para controlar a condição da máquina. Análise de resíduos
8. Passos para a excelência em lubrificação. Condições de controlo de poluição ambiental.