A publicação da Diretiva n.º 2010/31/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de maio de 2010, relativa ao desempenho energético dos edifícios, veio reformular o regime estabelecido pela Diretiva n.º 2002/91/CE e, clarificar alguns dos princípios do texto inicial e introduzir novas disposições que visam o reforço do quadro de promoção do desempenho energético nos edifícios, à luz das metas e dos desafios acordados pelos Estados-Membros para 2020.
A referida diretiva é transposta para o direito nacional através do Decreto-Lei n.º 118/2013 de 20 de agosto, que introduz melhorias a vários níveis, nomeadamente:
É neste contexto e na prossecução destes objetivos que surge a presente ação de formação que terá por base a metodologia de conceção de sistemas AVAC – ECOTERMOLAB – assente nos seguintes princípios:
O curso decorre à distância, ONLINE, em tempo real, através do ZOOM. Algumas sessões, mais demostrativas, o formador estará em sala/laboratório Ecotermolab do ISQ, em VNG. Nestas sessões o formando tem a opção de assistir presencialmente, mantendo-se, contudo, a sua transmissão ONLINE, para quem não se puder deslocar.
O laboratório ECOTERMOLAB – Um edifício Energeticamente Eficiente, reconhecido como a melhor infraestrutura nacional para formação e ID em engenharia da climatização.
Vídeo Apresentação Ecotermolab em Ecotermolab
No final da ação de formação o formando deverá:
Licenciados e Bacharéis em Engenharia, preferencialmente mecânica e eletrotécnica.
Outros profissionais com formação e experiência na área do AVAC, mediante análise curricular por parte da Comissão Técnica do Curso.
HORÁRIO:
MODALITY:
DESCONTOS:
Pausa para Férias de 06/07/2026 a 17/09/2026.