O Decreto-Lei nº 273/2003, que determina as regras gerais de planeamento, organização e coordenação de segurança no sector da construção civil e obras públicas, obriga à existência de sistemas de coordenação de segurança durante a elaboração do projeto e execução da obra.
O Coordenador de Segurança assegura a integração da segurança e proteção da saúde de todos os intervenientes no estaleiro, promove e coordena a aplicação dos princípios gerais de prevenção de riscos profissionais, nas opções técnicas e organizativas necessárias á aplicação dos trabalhos.
TESTEMUNHOS:
‘O curso de Especialização de Coordenação de Segurança e Saúde na Construção que frequentei no ISQ surgiu numa fase já desenvolvida da minha carreira. E o sentimento que partilho é que o devia ter descoberto há muito tempo, pois já representou um upgrade na minha prestação profissional. Os conteúdos foram abrangentes e adequados e os formadores profissionais qualificados. Aprendi e cimentei conhecimentos e também partilhei experiências e conheci realidades não muito diferentes da minha com as quais me identifiquei. Obrigado a todos, não podendo deixar de parte o apoio prestado pela equipa técnica do ISQ e o esclarecimento de dúvidas por parte dos formadores, sempre claros e objetivos.’
Marta Melo
O curso destina-se a Arquitetos e Engenheiros com experiência profissional no sector da construção, nomeadamente Técnicos e técnicos superiores de higiene e segurança no trabalho, Diretores de Obra, Fiscais de Obra.
Módulo A – Enquadramento Legal: legislação e regulamentação relativas à construção civil e obras públicas – (24 Horas – online)
Módulo B – A ação do Coordenador de Segurança em Projeto e em Obra (9horas – Online)
Módulo C – Prevenção de Riscos Profissionais (57 horas – online)
Módulo D – A Coordenação de Segurança em Projeto e em Obra (24 horas – Online)
Módulo E – Visitas de Estudo (6 horas – Presencial) facultativo.
Módulo F – Projeto Final (76 horas para a realização do projeto individual e 4 horas de apresentação do projeto). O Projeto final visa a aplicação dos conceitos apreendidos ao longo da Formação. A componente prática deste curso visa preparar os formandos para o exercício da profissão com segurança.
A carga horária foi definida de acordo com o Projeto de Decreto-Lei que regula a atividade de coordenação em matéria de segurança e saúde na construção, publicado na Separata do Boletim do Trabalho e Emprego nº2 de 2009.
A avaliação será realizada em 4 momentos: No final do Módulo A e B, no final do Módulo C e no final do módulo D através de resolução de caso prático, trabalhos ou avaliação escrita realizados online. O 4º momento de avaliação é a apresentação do Projeto Individual a realizar-se via zoom.
Veja aqui o video de apresentação:https://www.youtube.com/watch?v=-BzmU4S5NHs
HORÁRIO:
MODALITY:
Formação que permite a atualização científica e técnica de Técncios e Técnicos Superiores de Segurança no trabalho.
No âmbito do programa serão realizadas 2 visitas de estudo presenciais no Norte do país a empresas que não são obrigatórias (2 sábados).
Condições de pagamento (não acumuláveis):