É crescente o número de medidas especificas e incentivos, nomeadamente europeus, para impulsionar mudanças na área da Sustentabilidade, Economia Circular e Descarbonização. A área da construção, embora nos dias de hoje pareça distante deste modelo, é uma forte utilizadora de matérias-primas, equipamentos e energia que, bem escolhidos, podem fazer a diferença na pegada carbónica de cada um de nós e da comunidade em geral.
Paralelamente as políticas relativas à gestão de resíduos têm evoluído no sentido da gestão sustentável dos materiais, a fim de proteger, preservar e melhorar a qualidade do ambiente, proteger a saúde humana, assegurar uma utilização prudente, eficiente e racional dos recursos naturais.
Com esta ação de formação, pretende-se que os participantes tenham adquirido competências que lhes permita saber definir as medidas adequadas em empreitadas de construção, com vista ao cumprimento da Lei e minimização de aspetos ambientais, nomeadamente:
· Identificar os principais requisitos legais aplicáveis em obra
· Identificar os aspetos e impactes ambientais significativos
· Definir as medidas ambientais necessárias para prevenir ou corrigir impactes ambientais
· Saber qual o conteúdo de um Plano de Gestão Ambiental (PGA)
· Elaborar o Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RC&D)</
Quadros técnicos médios e superiores de empresas com responsabilidade na área do Ambiente; Diretores de obra, Entidades fiscalizadoras; Consultores; Auditores.
HORÁRIO:
MODALITY: